-
1º de Abril? Confira as "Contratações" Que Chocaram O Futebol Brasileiro
-
No "Dia da Mentira", nossa matéria especial traz os bastidores por trás das contratações que não deram certo e que viraram piada dentro da comunidade do futebol no Brasil
- Por Arthur Cordeiro
- 01/04/2023 19h56 - Atualizado há 1 ano
Mesmo com o avanço das tecnologias e das apurações no meio jornalístico, a prática das chamadas "Fake News" se mantém, infelizmente, até hoje - e em grande escala. Por conta disso, nem o mercado da bola do mundo do futebol ficou de fora dessa.
No Brasil e no mundo, o dia 1º de Abril é celebrado como o "Dia da Mentira", data em que as pessoas se divertem fazendo pegadinhas ou contando "mentiras do bem" entre si. Por conta disto, o Correio Agora apresenta as cinco contratações do futebol brasileiro que não aconteceram e sempre são lembradas neste dia. Confira agora:
AS CONTRATAÇÕES MENTIROSAS DO FUTEBOL BRASILEIRO
DROGBA NO CORINTHIANS
Em 2017, o Corinthians, clube brasileiro de futebol, anunciou a contratação do atacante marfinense Didier Drogba. Drogba, que tinha 38 anos na época, era um jogador consagrado e tinha atuado por grandes clubes europeus, como Chelsea e Galatasaray.
Assim como Anelka, as expectativas dos torcedores do Corinthians eram imensas, já que seria a contratação de um jogador multicampeão pela Europa e que era ídolo do clube no qual o Timão havia vencido o Mundial de Clubes em 2012 - ficando com a taça e o jogador.
As lojas corinthianas chegaram até mesmo a produzir camisetas com o nome e o número que Drogba usaria nos jogos do time, mas acabou que a negociação não deu certo. Drogba declarou em entrevista os motivos pelos quais não assinou com o Corinthians:
O que aconteceu foi que eles fizeram uma oferta, não foi a única oferta que eu tive. Claro que é um clube grande e eu tenho muito respeito pelo Corinthians e pelos meus irmãos brasileiros, mas eu decidi ir por outro caminho [...] Minha visão foi a longo prazo e foi por isso que eu decidi ir para os Estados Unidos e abraçar esse desafio", completou.
Camisa nunca chegou a ser vestida pelo craque marfinense. Reprodução/Internet
BALOTELLI NO FLAMENGO
Em 2019, o atacante italiano Mario Balotelli esteve próximo de se juntar ao Flamengo, mas a negociação não se concretizou. Segundo o ex-vice-presidente de finanças do clube, Wallim Vasconcelos, o Flamengo já tinha um acordo encaminhado com Balotelli, porém precisaria fazer uma venda para arcar com suas despesas.
Como resultado, o clube optou por não seguir com a contratação, o que se mostrou uma decisão acertada, já que Balotelli não teve sequência em nenhum dos clubes que passou desde então.
Atualmente, ele defende o modesto Sion, da Suíça. Enquanto isso, o Flamengo venceu a Libertadores e o Brasileirão de formas incontestáveis naquele ano e continuou a empilhar títulos na América do Sul. Ainda assim, virou motivo de piada, que fica marcada até hoje entre os torcedores.
"Contratação" virou até montagem nas redes sociais. Reprodução/Digoreste News.
RONALDINHO DE VOLTA AO GRÊMIO
Tão confiante com um final feliz na negociação, o presidente do Grêmio, contratou uma empresa de sonorização para instalar no gramado do Estádio Olímpico caixas de som para a festa de apresentação de Ronaldinho Gaúcho. Formado no Grêmio, a possível volta do jogador ao clube gaúcho virou um grande mico.
Afinal, poucos dias depois de preparar a festa para Ronaldinho, souberam que a apresentação seria em outro lugar - no Rio de Janeiro. Afinal, o “Bruxo”, como era conhecido, fechou com o Flamengo, srpreendendo a todos.
O presidente do Grêmio, confiante de que a negociação teria um final feliz, até contratou uma empresa de sonorização para instalar caixas de som no gramado do Estádio Olímpico para a festa de apresentação deo R10. Até hoje isso é motivo de piada dos Colorados sobre o Imortal e que merece ser lembrada no 1º de Abril.
Ronaldinho foi convencido por uma proposta de maior salário da ex-presidente Patrícia Amorim. Reprodução/Flamengo
ANELKA NO GALO
Talvez a "barrigada" mais lembrada no futebol brasileiro.
Em 2014, o presidente Alexandre Kalil, do Atlético-MG, anunciou a contratação do atacante francês Nicolas Anelka em seu perfil pessoal do Twitter. Anelka, que tinha 35 anos na época, havia jogado em diversos clubes europeus, incluindo o Real Madrid, Arsenal, Chelsea e Paris Saint-Germain.
A contratação de Anelka pelo Galo gerou muita expectativa entre os torcedores do clube, mas acabou se transformando em uma grande decepção. Anelka chegou a declarar o amadorismo do presidente cinco anos depois em entrevista ao "Globo Esporte", na qual o chamou de "amador".
“A transferência deu errado simplesmente porque o presidente do clube é um amador. Ele cometeu uma quantidade de erros que, normalmente, quando se é profissional e se é um grande presidente, são erros que não se comete [...] Eu disse que eu queria vir, que eu queria muito vir jogar no Atlético-MG. Então, apesar do erro do seu presidente, eu continuei. Que ele me mande então duas passagens de avião, para mim e para meu agente”, afirmou.
A decepção do olhar do atleticano ao segurar o cartaz de boas-vindas à Anelka. Reprodução/GE.